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Aqui você encontrará diversas sugestões de atividades para serem trabalhadas com primeiro ano do ensino fundamental.

domingo, 28 de novembro de 2010

Aula-entrevista

A cada dois meses aplico uma aula-entrevista individual  aos alunos, com o objetivo de conseguir propor atividades para os níveis em que se encontram os mesmos. A entrevista é composta de dez tarefas, com duração de mais ou menos quarenta minutos por aluno. As tarefas são as seguintes:
1ª Escrita do próprio nome
2ª Leitura do próprio nome
3ª Escrita de quatro palavras e uma frase, sendo todas do mesmo campo semântico, uma dissílaba, uma trissílaba, uma polissílaba e por último uma monossílaba e a frase que deve conter o nome do aluno e a palavra dissílaba.
4ªLeitura de um texto, a professora pede para o aluno contar uma história ou um sonho, enquanto o mesmo conta a professora escreve e ele fica observando, ao término pede-se ao aluno que leia o texto contado por ele próprio.
5ªLeitura das quatro palavras e uma frase
6ªEscrita de um texto, agora é hora do aluno escrever  falando em voz alta para que a professora consiga identificar em que nível se encontra, pois por incrível que pareça nem sempre é o mesmo da escrita de palavras.
7ªEscrita de letras, pede-se ao aluno para escrever as letras que sabe fazer.
8ªRecitar o alfabeto
9ªAssociação das letras com o som das iniciais das palavras, mostra-se a letra pergunta qual é o nome da mesma e se conhece alguma palavra que inicie com ela.
10ª Unidades linguísticas, verifica-se se o aluno sabe diferenciar:  letras, palavras, frases, desenho e números.

                     Níveis que podem se encontrar os alunos, de acordo com a teoria Geempiana:

Pré silábico 1- neste nível o aluno não tem conhecimento de letras, no entanto ele representa a escrita através de desenhos .
Pré-silábico 2 - aqui o aluno já tem um conhecimento de letras, acredita que para escrever uma palavra precisa-se de muitas letras, não tem nenhuma vinculação entre a fala e a escrita. 
Silábico- o aluno coloca para cada sílaba uma letra, nem sempre com valor sonoro.
Alfabético- o aluno começa a ter a noção de que as sílabas geralmente são formadas por consoante seguida de uma vogal,  porém ainda não associa a maioria das  letras do alfabeto ao seu respectivo som.
Alfabetizado- neste nível já consegue-se entender o que o aluno escreve, porém ainda as vezes com algumas dificuldades ortográficas que deverão ser trabalhadas, para aprimorar a escrita.

Um comentário:

  1. OI Débora!
    O assunto tratado é fascinante, eu adoro alfabetização, trabalhei três anos nesta etapa.
    Adorei seu blog. Parabéns!

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