Sejam bem vindos!

Aqui você encontrará diversas sugestões de atividades para serem trabalhadas com primeiro ano do ensino fundamental.

domingo, 28 de novembro de 2010

Aula-entrevista

A cada dois meses aplico uma aula-entrevista individual  aos alunos, com o objetivo de conseguir propor atividades para os níveis em que se encontram os mesmos. A entrevista é composta de dez tarefas, com duração de mais ou menos quarenta minutos por aluno. As tarefas são as seguintes:
1ª Escrita do próprio nome
2ª Leitura do próprio nome
3ª Escrita de quatro palavras e uma frase, sendo todas do mesmo campo semântico, uma dissílaba, uma trissílaba, uma polissílaba e por último uma monossílaba e a frase que deve conter o nome do aluno e a palavra dissílaba.
4ªLeitura de um texto, a professora pede para o aluno contar uma história ou um sonho, enquanto o mesmo conta a professora escreve e ele fica observando, ao término pede-se ao aluno que leia o texto contado por ele próprio.
5ªLeitura das quatro palavras e uma frase
6ªEscrita de um texto, agora é hora do aluno escrever  falando em voz alta para que a professora consiga identificar em que nível se encontra, pois por incrível que pareça nem sempre é o mesmo da escrita de palavras.
7ªEscrita de letras, pede-se ao aluno para escrever as letras que sabe fazer.
8ªRecitar o alfabeto
9ªAssociação das letras com o som das iniciais das palavras, mostra-se a letra pergunta qual é o nome da mesma e se conhece alguma palavra que inicie com ela.
10ª Unidades linguísticas, verifica-se se o aluno sabe diferenciar:  letras, palavras, frases, desenho e números.

                     Níveis que podem se encontrar os alunos, de acordo com a teoria Geempiana:

Pré silábico 1- neste nível o aluno não tem conhecimento de letras, no entanto ele representa a escrita através de desenhos .
Pré-silábico 2 - aqui o aluno já tem um conhecimento de letras, acredita que para escrever uma palavra precisa-se de muitas letras, não tem nenhuma vinculação entre a fala e a escrita. 
Silábico- o aluno coloca para cada sílaba uma letra, nem sempre com valor sonoro.
Alfabético- o aluno começa a ter a noção de que as sílabas geralmente são formadas por consoante seguida de uma vogal,  porém ainda não associa a maioria das  letras do alfabeto ao seu respectivo som.
Alfabetizado- neste nível já consegue-se entender o que o aluno escreve, porém ainda as vezes com algumas dificuldades ortográficas que deverão ser trabalhadas, para aprimorar a escrita.

sábado, 27 de novembro de 2010

Metodologia

Costumo trabalhar com os alunos organizados em grupos que são trocados a cada dois meses e com  projetos diversos durante o ano, como vocês irão notar no decorrer de minhas postagens sempre que colocar as sugestões irá aparecer um glossário alfabetizador, que é um grupo de palavras que são retiradas da história em estudo, com desenho, letra bastão e cursiva, para que o aluno vaia se familiarizando com as mesmas, para quem não sabe é ele quem guia os alunos na realização das atividades. É claro que são trabalhadas com muitas outras. Geralmente os projetos tem duração de entre quinze dias ou até um mês dependendo do interesse dos alunos. Durante o desenrolar do projeto são contadas diversas histórias, pois para mim na alfabetização, os alunos tem que ouvir muita história, como também produzir seus próprios textos do jeito que sabem, pois só assim eles não apresentam medo de escrever e aos poucos vão aprimorando  suas escritas, pois acabam entrando em conflito e percebendo que tem que melhorar, até que consigamos e entender o que estão escrevendo.